O momento da perda de um ente querido e sempre muito difícil. Quem já passou por isso sabe como é. Para amenizar o sofrimento a empresa campo da esperança serviços, oferece toda a assistência cemiterial para trazer tranquilidade e organização para o funeral idealizado pela família.

Tranquilidade

Através do serviço de manutenção e assistência cemiterial da Campo da Esperança Serviços, você garantirá o conforto de sua família nos momentos difíceis além de assegurar os cuidados que seu jazigo merece. Central de Atendimento – 61 3245.7841.

 
 

Saiba mais

Galeria

Manutenção / Assistência Cemiterial

Qual o primeiro procedimento após a óbito?

O primeiro passo é levar a declaração de óbito emitida pelo hospital para o cartório. Lá, a família receberá a guia de sepultamento com o cemitério que deverá receber o corpo. Com esses documentos, a família pode providenciar os serviços funerários e o jazigo no cemitério.

Quem procurar primeiro: funerárias ou o cemitério?

Não existe regra, pode-se procurar a ambos simultaneamente. O cemitério é responsável pelo serviço de sepultamento, exumação, velório e sepulturas. A funerária pelo caixão, traslado e ornamentação. As funerárias não estão autorizadas a comercializarem serviços dos cemitérios, tampouco realizar o agendamento do velório e sepultamento. Estes agendamentos devem ser realizados junto ao cemitério, através da Central de Atendimento.

Quais são os documentos necessários?

A Declaração de Óbito deve ser preenchida em todos os casos de morte, inclusive de fetos, sejam essas mortes ocorridas em estabelecimentos de saúde, em domicílio ou outros locais. Da mesma forma para membros amputados. Esse Documento possui três vias e reúne informações sobre as características do indivíduo (idade, escolaridade, ocupação, etc) e dados sobre as causas da morte. O médico é o responsável por todas as informações contidas na DO. A primeira e a segunda via devem ser entregues à família que levará o documento ao Cartório de Registro Civil, para que se se proceda o registro e obtenção da certidão de óbito.

A Certidão de Óbito é gratuita (lei 9.534 de 11/12/1997). Além dela, o cartório deve fornecer também a Guia de Sepultamento. Com os dois documentos a família estará apta para providenciar o enterro.

Cremar ou sepultar?

Essa é uma escolha da família ou da pessoa que morreu, caso tenha registrado seu desejo. A família pode levar as cinzas e dar a elas o destino que quiser. Após a cremação as cinzas podem ser enterradas na sepultura da família.

Como funciona o sistema de gavetas nos jazigos?

O jazigo é mais profundo e tem três espaços sobrepostos. A primeira pessoa enterrada ocupa a mais funda. Caso seja necessário enterrar outra pessoa, a "gaveta" seguinte é usada. A gaveta mais rasa fica então disponível para a realização de um terceiro sepultamento.

Orientação para cremação?

Se o falecido não deixou registrado em cartório que sua vontade era ser cremado, a família deve providenciar uma autorização, preenchida e assinada por um parente próximo e mais duas testemunhas, registrando em cartório títulos e documentos. Em caso de morte natural, a declaração de óbito deve ser feita por dois médicos ou um médico legista. Já em caso de morte violenta, indeterminada ou a esclarecer, é necessária também uma autorização judicial. A família deve requerer ao Poder Judiciário, por meio de petição elaborada por um advogado, uma autorização para que se possa dar andamento ao processo. Isso é feito porque, em alguns casos de investigação criminal, a perícia faz a exumação do corpo para checar vestígios. Uma vez cremado o corpo, naturalmente todas as provas desapareceriam. No momento da cremação, um parente responsável e testemunhas devem estar presentes para assinarem documentações internas.

Formulário

Para Sugestões ou Reclamações mande nos uma Mensagem

Formulário

Onde Estamos?

Unidade Brasília
SGAS CEMITÉRIO SUL - ASA SUL - BRASILIA - CEP: 70390-150

Unidade Brazlândia
SN QUADRA 06 ÁREA ESPECIAL CEMITÉRIO - BRAZLÂNDIA-DF - CEP: 72705-500

Unidade Taguatinga
AREA ESPECIAL PARA CEMITÉRIO SÃO FRANCISCO DE ASSIS TAGUATINGA-DF - CEP: 72130-500

Unidade Gama
ÁREA ESPECIAL S/N CEMITÉRIO SETOR OESTE - GAMA-DF CEP: 72440-513

Unidade Sobradinho
AR 07 ÁREA ESPECIAL CEMITÉRIO - SOBRADINHO II - CEP: 73060-700

Unidade Planaltina
SETOR DE ÁREAS ESPECIAIS NORTE CEMITÉRIO SANTA RITA - PLANALTINA-DF CEP: 73340-060